Vita Hospital

Esqueci minha senha
Quero me cadastrar
E-mail: Senha:
Faça sua inscrição gratuita pelos telefones

(41)3883.8465 ou (41)3883.8414

Local do Evento:
Hospital VITA Batel
Rua Alf. Ângelo Sampaio, 1896

Realização
Hospital VIta
Apoio
PsicoSaude Frischmann
Profisio Medirest
Favi

Opinião

22.08.2011

Prevenção de Quedas

O Programa Viver Mais VITA traz na edição de Agosto o tema “Prevenção de Quedas” que vem de encontro com o cenário atual da sociedade, bem como alerta para este risco, que estatisticamente é mais prevalente na população idosa.

Para a Sociedade Brasileira de Gerontologia (SBG) a queda é o deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial, com incapacidade de correção em tempo hábil, provocada por circunstâncias multifatoriais que comprometem a estabilidade. É mais comum nos idosos e geralmente é conseqüência de vários problemas mais comuns nessa faixa etária. São causa de morbidade e mortalidade freqüentes. ¹
A maioria dos idosos tem pelo menos um episódio de queda por ano, às vezes com conseqüências graves como internação e morte. Como exemplo, temos pacientes idosos que decorrentes de uma fratura de fêmur, são submetidos à cirurgia e ficam acamados por um tempo. No idoso acamado, o risco de uma trombose nas veias das pernas é muito grande.
Alguns idosos apresentam episódios recorrentes de queda. Assim em um idoso que cai, o risco de cair novamente nos seis meses seguintes chega a 67%. As quedas entre os idosos têm um predomínio entre as mulheres quando comparadas aos homens de mesma idade.
Alguns estudos mostram que as quedas são responsáveis por 70% das mortes acidentais em idosos com mais de 75 anos e estão envolvidas em 12% das mortes em idosos. Aproximadamente 5% das quedas levam a algum tipo de fratura, 5% a 10% são lesões graves que precisam de assistência médica.
Preocupados com a qualidade da assistência aos pacientes e o aumento do perfil do idoso nas instituições, os cuidados com a prevenção de queda e seu histórico está sendo estudado e cada vez mais chama a atenção das instituições ². Ações de prevenção e capacitação da equipe multiprofissional á este paciente com fatores risco é tomada como umas das prioridades na assistência.
A freqüência de quedas, no entanto, não se altera de acordo com o nível socioeconômico acometendo pobres e ricos da mesma maneira, neste contexto, os programas de prevenção têm o objetivo de promover a qualidade de vida e trabalhar este risco presente também no domicilio, sendo sua prática especialmente importante para a faixa etária mais idosa.


Referências
1. Site da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia:www.sbgg.org.br
2. Pereira SRM, Buksman S, Perracini M et al.Queda em idosos. Projeto diretrizes da SBGG. 2001.

Neidamar Fugaça - Gerente de Enfermagem do VITA Batel

<< voltar

2010. Grupo VITA
Todos os direitos reservados