Vita Hospital

Esqueci minha senha
Quero me cadastrar
E-mail: Senha:
Faça sua inscrição gratuita pelos telefones

(41)3883.8465 ou (41)3883.8414

Local do Evento:
Hospital VITA Batel
Rua Alf. Ângelo Sampaio, 1896

Realização
Hospital VIta
Apoio
PsicoSaude Frischmann
Profisio Medirest
Favi

Opinião

11.07.2011

Doenças Digestivas na Melhor Idade

Tema será abordado na palestra do dia 30/07/2011

As doenças digestivas são comuns em todas as idades, porém existem algumas patologias que nos indivíduos mais idosos aparecem com mais freqüência e podem causar complicações sérias, podendo em alguns casos até levar a morte se não tratadas adequadamente.
Podemos entender por doenças digestivas as patologias do trato digestivo alto, que compreendem o esôfago, estômago e duodeno.
O idoso pode apresentar sintomas de azia que pode ser ocasionada por hérnia de hiato, causando o refluxo de ácido do estômago para o esôfago. Pode facilmente ser tratada com medicações e dietas, mas muitas vezes requerem cirurgia.
Outra patologia comum é a gastrite, que é a inflamação do estômago e pode ser classificada em aguda ou crônica. A gastrite se caracteriza por dor no meio da porção superior do abdome e pode ser em queimação ou como se fosse uma pontada, associada ou não a náuseas, vômitos e inchaço após as alimentações. A aguda ou de início súbito pode ser ocasionada por ingestão em excesso de comidas ou bebidas alcoólicas. A crônica é aquela que incomoda no início de forma leve, mas passa a ser diária e frequente. As duas podem ser tratadas com medicações específicas, mas podem necessitar, principalmente a aguda, de internação para melhoria do quadro.

Um agravante da gastrite é a úlcera que pode ser do estômago ou duodeno. Caracteriza-se por dores agudas no meio do abdome principalmente após as refeições.
Ela também pode ser tratada com medicações, porém exige um cuidado maior pois pode levar a hemorragia ou perfuração necessitando de internação urgente para seu tratamento.
Para o diagnóstico tanto das gastrites quanto úlceras deve ser realizada sempre uma endoscopia, que hoje é um procedimento corriqueiro e realizado com sedação, o que diminui bastante o incômodo ocasionado pelo exame.

Outra patologia do aparelho digestivo muito comum é a “pedra na vesícula” ou colelitíase. Quando ocorre, se caracteriza por dor no lado direito alto do abdome associada geralmente a náuseas e vômitos. Seu diagnóstico é feito de maneira muito simples, através de uma ecografia de abdome. O seu aparecimento muitas vezes ocorre quando o paciente faz este exame de rotina e, não raro, não apresenta sintoma algum. Quando diagnosticada, a colelitíase deve ser sempre tratada com cirurgia, para não progredir para problemas mais sérios como inflamação aguda da vesícula ou pancreatite. Esta cirurgia também hoje é um procedimento muito simples e seguro, sendo realizada na técnica chamada de laparoscopia (pequenos furinhos ao invés de cortes).

O idoso apresenta também muitas doenças do intestino como constipação intestinal (dificuldade para evacuar) e diarréias agudas ou crônicas, que devem ser sempre investigadas e corretamente tratadas. Outra patologia freqüente no idoso é a doença diverticular dos cólons, que pode ocasionar a famosa “diverticulite”. Esta doença se caracteriza por formação de pequenos saquinhos no intestino grosso que podem inflamar e ocasionar dor importante no lado esquerdo inferior do abdome. Deve ser sempre investigada com colonoscopia, outro exame que hoje é confortavelmente realizado com ajuda de uma boa sedação durante o exame, acompanhada por um anestesista.

Existem também as apendicites (inflamações do apêndice) e hemorróidas (vaso sanguíneo aumentado na região anal) que também podem ocorrer no idoso. A primeira deve ser tratada com cirurgia e a segunda pode inicialmente ser tratada clinicamente, porém pode necessitar de um tratamento cirúrgico.

Por fim é sempre importante falar sobre as neoplasias ou tumores do aparelho digestivo, que podem ser de esôfago, estômago, fígado, intestino, pâncreas e outros e quando diagnosticados precocemente podem ser tratados e curados em quase sua totalidade.

É sempre importante ressaltar a importância dos check-ups anuais e consultas rotineiras com seus médicos para detectar estas doenças no estado mais precoce possível para um adequado tratamento.


Dr. Rodrigo Fontan
Cirurgião do Aparelho Digestivo
Gerente Médico do Hospital Vita Batel

<< voltar

2010. Grupo VITA
Todos os direitos reservados