Vita Hospital

Esqueci minha senha
Quero me cadastrar
E-mail: Senha:
Faça sua inscrição gratuita pelos telefones

(41)3883.8465 ou (41)3883.8414

Local do Evento:
Hospital VITA Batel
Rua Alf. Ângelo Sampaio, 1896

Realização
Hospital VIta
Apoio
PsicoSaude Frischmann
Profisio Medirest
Favi

Notícias

19.02.2013

VITA Batel reinicia ciclo de palestras gratuitas para idosos

Primeira edição do Viver Mais VITA - Melhor Idade deste ano é sobre prevenção de gripes e resfriados, encontro acontece no sábado

“Cuidados com gripes e resfriados” é o tema da primeira edição de 2013 do Viver Mais VITA – Melhor Idade, programa criado há três anos pelo Hospital VITA Batel para levar informações sobre saúde e bem-estar ao público com mais de 60 anos. O encontro acontece neste sábado (23), a partir das 8h30, no CEVITA – Centro de Estudos do VITA Batel. A palestra gratuita será ministrada pela médica Marta Fragoso, infectologista e coordenadora do NGSA (Núcleo de Gestão de Segurança Assistencial) dos Hospitais VITA Curitiba e VITA Batel.
De acordo com Marta, o ditado popular “melhor prevenir do que remediar” faz sentido, já que pessoas idosas estão mais propensas às complicações de saúde causadas por resfriados e principalmente por gripes, que podem evoluir para um quadro de pneumonia e levar ao óbito. “Daí a importância da prevenção e imunização”, ressalta.
A especialista explica que as razões destas ocorrências são multifatoriais: menor capacidade de defesa imunológica nessa faixa-etária, causas relacionadas à fisiologia do envelhecimento, aparecimento de doenças crônicas degenerativas (artroses, diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica, doenças neurológicas), uso de medicações que afetam o sistema imune, entre outras.
A programação do Viver Mais VITA – Melhor Idade inicia com um café da manhã, seguido da palestra e por atividades físicas e culturais que incentivam a mudança de hábitos dos participantes. O programa conta com o apoio do Laboratório Frischmann Aisengart, que oferece exames preventivos gratuitos aos 30 primeiros inscritos na palestra, que tem vagas limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3883-8414.
Mais informações
Vacina contra a gripe - A gripe é causada por um vírus denominado Influenza, diferente do resfriado, que é menos grave, com sintomas mais fracos e causados por outros vírus. Anualmente ocorre, no inverno, surtos de Influenza comum ou Sazonal, podendo ainda ocorrer epidemias por outras variações deste vírus, como foi em 2009, com o H1N1. Os sintomas da gripe comum ou de variações são agudos e mais incapacitantes e, geralmente, constituídos por dor no corpo, febre alta, dor de garganta, fraqueza e mal-estar geral. Um dado epidemiológico preocupante é de que 90% das mortes atribuídas à gripe ocorrem em pessoas com 65 anos ou mais, por consequência de seus próprios sintomas ou por complicações secundárias como pneumonias. Esta ocorrência está associada à gripe comum.
Resfriado - Caracteriza-se por infecção respiratória, com causa predominantemente viral em que participam, principalmente, os rinovírus (existem mais de 100 subtipos diferentes). A infecção por um tipo de vírus não protege a pessoa de se infectar por outros subtipos. Geralmente está associado a fatores inespecíficos que facilitam a penetração do vírus: exposição ao frio, umidade, respiração bucal, entre outros. É transmitido a partir de secreções respiratórias (pequenas partículas eliminadas durante a fala, espirro ou tosse) que podem sobreviver durante horas na superfície de objetos e nas mãos da pessoa infectada.
Terceira idade - Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no Brasil, são quase 21 milhões de pessoas com mais de 60 anos, ou seja, 7,3% dos habitantes do país. No mundo, o número de idosos com idade acima dos 65 anos era de 506 milhões em 2008, segundo o Departamento do Censo dos EUA. A entidade prevê que a terceira idade componha 14% da população global em 2040.
Serviço
Programa "Viver Mais VITA - Melhor Idade"
Palestra "Cuidados com gripes e resfriados"
Quando: sábado, 23 de fevereiro, a partir das 8h30
Onde: Hospital VITA Batel, Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 - Batel - Curitiba - PR
Entrada gratuita (vagas limitadas)
Informações e inscrições: (41) 3883.8414

<< voltar

2010. Grupo VITA
Todos os direitos reservados