Vita Hospital

Esqueci minha senha
Quero me cadastrar
E-mail: Senha:
Faça sua inscrição gratuita pelos telefones

(41)3883.8465 ou (41)3883.8414

Local do Evento:
Hospital VITA Batel
Rua Alf. Ângelo Sampaio, 1896

Realização
Hospital VIta
Apoio
PsicoSaude Frischmann
Profisio Medirest
Favi

Notícias

10.12.2012

VITA Batel realiza palestra gratuita sobre prevenção de câncer

Encontro faz parte de programa voltado ao público com mais de 60 anos

A edição de dezembro do Viver Mais VITA - Melhor Idade, programa do Hospital VITA Batel voltado ao público com mais de 60 anos acontece neste sábado (15), a partir das 8h30. Além de participar de palestra gratuita sobre “Prevenção de Câncer”, ministrada pelo oncologista Claudiney de Arruda Cruz, e de atividades culturais, quem for ao último encontro do ano poderá conferir a apresentação do Coral de Colaboradores do HSBC. O repertório, formado por canções natalinas, será apresentado também nas três alas do hospital, deixando pacientes, funcionários e corpo clínico do VITA Batel na mesma frequência sonora. A programação faz parte do projeto de humanização hospitalar, estreitando o relacionamento entre hospital, pacientes, familiares e equipe.

No próximo sábado (15), a partir das 8h30, acontece a última edição de 2012 do Viver Mais VITA – Melhor Idade, programa do Hospital VITA Batel voltado ao público com mais de 60 anos. O encontro terá como tema a prevenção de diversos tipos de câncer. A palestra será realizada pelo médico Claudiney de Arruda Cruz, oncologista do Hospital VITA Batel e integrante do Instituto de Hematologia e Oncologia de Curitiba.
O especialista fará uma abordagem geral sobre prevenção, sintomas e tratamentos das doenças oncológicas. Além disso, Cruz vai falar sobre crenças e mitos sobre o câncer. "Tumores de pele, mama, próstata, pulmão e cólon (intestino) são os que mais atingem os idosos”, relata.
No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele ainda é o tumor que mais atinge os brasileiros, representando 25% de todos os tumores malignos. A previsão do instituto é que, em 2012, surjam 134.170 novos casos no País. O câncer de pele é o de maior incidência e o de mais baixa mortalidade.

Segundo o oncologista, o câncer de próstata é considerado uma doença com alta incidência na terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos – é o segundo tipo de tumor mais comum em homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Para 2012, o INCA prevê mais de 60 mil novos casos no Brasil.

O encontro conta com café da manhã e atividades físicas e culturais. Além disso, o Laboratório Frischmann Aisengart oferece gratuitamente exames aos 30 primeiros inscritos. A entrada é gratuita, com vagas limitadas. A edição de dezembro vai contar também com a apresentação do Coral de Colaboradores do HSBC interpretando um repertório formado por canções natalinas.

Para mais informações ou realizar inscrições, é possível ligar para os números (41) 3883.8414 e 3883.8465.

Mais informações
Prevenção de câncer - A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 2,8 milhões dos casos de câncer registrados anualmente no mundo estão relacionados à alimentação, às atividades físicas e ao peso da população. São consideradas práticas preventivas, pelo INCA, realizar exercícios físicos e exames regularmente, alimentar-se de forma saudável e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e a exposição ao sol.
Incidência de câncer - De acordo com a organização não-governamental World Cancer Research Fund (WCRF), a incidência de câncer na população mundial cresceu 20% nos últimos dez anos - são contabilizados 12 milhões de novos casos por ano.

Terceira idade - No Brasil, os idosos - pessoas com 60 anos ou mais - representam 12% da população total do País, que é de aproximadamente 195 milhões de pessoas. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2001, o grupo das pessoas com 60 anos de idade ou mais era de 9% da população brasileira.

Dados do IBGE revelam também que as mulheres idosas são maioria, assim como a população feminina em geral. Elas são 55,7% das pessoas com pelo menos 60 anos de idade, contra 44,3% de homens.

<< voltar

2010. Grupo VITA
Todos os direitos reservados