Vita Hospital

Esqueci minha senha
Quero me cadastrar
E-mail: Senha:
Faça sua inscrição gratuita pelos telefones

(41)3883.8465 ou (41)3883.8414

Local do Evento:
Hospital VITA Batel
Rua Alf. Ângelo Sampaio, 1896

Realização
Hospital VIta
Apoio
PsicoSaude Frischmann
Profisio Medirest
Favi

Notícias

23.10.2012

VITA Batel recebe importante prêmio

Equipe do Centro de Estudos do VITA Batel recebe prêmio da revista “Einstein”

O Centro de Estudos do Hospital VITA Batel – CEVITA recebe em São Paulo, nesta quinta-feira (18), Dia do Médico, o Prêmio Eric Roger Wroclawski, concedido pela “Einstein”, revista científica do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. A iniciativa visa a fomentar e divulgar estudos nacionais nas categorias de ciências básicas e medicina experimental, medicina clínica, medicina cirúrgica, saúde multiprofissional e gestão e economia em saúde.

O artigo premiado - “Biocompatibilidade do polímero da mamona (Pm) comparado ao titânio (ti) com vistas na utilização em dispositivo de assistência circulatória (K-Pump). Estudo experimental em cobaias (Cavia Porcellus)” - é de autoria da equipe do médico Luiz Fernando Kubrusly, cirurgião cardiovascular e diretor clínico do Hospital VITA Batel. A entrega do prêmio acontece na sede do Hospital Albert Einstein, na capital paulista.

De acordo com um dos autores do artigo, Yorgos Luiz Santos de Salles Graça, o trabalho foi elaborado a partir de projeto do cirurgião Kubrusly sobre um coração artificial feito de titânio (K-Pump), que garante aos enfermos de insuficiência cardíaca severa sobreviver enquanto aguardam por um transplante.

O artigo mostra como é possível substituir a liga de titânio por polímero derivado do óleo da semente de mamona. Além do fator econômico, preço mais acessível aos pacientes, a mamona pela maleabilidade e densidade permite que o dispositivo fique mais leve e processo de produção mais rápido. Yorgos conta ainda que depois de dois anos, a experimentação em animais comprovou a viabilidade da biocompatibilidade do polímero de mamona em substituição ao titâneo.

Coração artificial - O cardiologista Luiz Fernando Kubrusly, reconhecido na área científica pelo desenvolvimento do K-Pump, o coração artificial feito de titânio, totalmente implantável, afirma que o dispositivo pode ajudar milhões de brasileiros que sofrem de insuficiência cardíaca. Kubrusly é um dos cirurgiões cardiovasculares mais renomados do País, inclusive já recebeu outros prêmios.

De acordo com ele, o K-Pump é um sistema de suporte circulatório mecânico capaz de manter esses pacientes vivos e, principalmente, em boas condições físicas, até que o tratamento definitivo possa ser instituído ou simplesmente haja a recuperação da função cardíaca. “Como qualquer outro órgão, o coração pode recuperar grande parte de sua função, quando lhe é dado o tempo de descanso necessário”.

Ainda segundo Kubrusly, uma das principais características do K-Pump é a portabilidade. Com o dispositivo, o paciente não precisa ficar ligado a fios e tubos conectados a máquinas. O K-Pump possibilita completa mobilidade, é implantado fora do corpo, preso à cintura.


O Prêmio
A premiação - que chega à sua sétima edição - leva o nome do urologista Eric Roger Wroclawski, que faleceu em 19 de junho de 2009. Foi vice-presidente da Sociedade Beneficente Israelita Hospital Albert Einstein, membro da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos e da Sociedade Brasileira de Urologia, além de ter presidido a Confederación Americana de Urologia.

<< voltar

2010. Grupo VITA
Todos os direitos reservados