Vita Hospital

Esqueci minha senha
Quero me cadastrar
E-mail: Senha:
Faça sua inscrição gratuita pelos telefones

(41)3883.8465 ou (41)3883.8414

Local do Evento:
Hospital VITA Batel
Rua Alf. Ângelo Sampaio, 1896

Realização
Hospital VIta
Apoio
PsicoSaude Frischmann
Profisio Medirest
Favi

Notícias

20.02.2012

Idosos devem seguir dieta balanceada para enfrentar altas temperaturas

Essa é a recomendação da nutricionista Luciana Budke, que ministra palestra sobre o assunto no próximo sábado, 25

Pessoas da terceira idade apresentam uma tendência a consumir menos calorias. E é por isso que, especialmente no calor do verão, devem se preocupar em seguir uma dieta equilibrada. Quem recomenda é a nutricionista Luciana Budke, do Hospital VITA Batel, que vai abordar o tema na palestra "Nutrição Saudável no Verão", programada para o próximo sábado (25), a partir das 8h30, no CEVITA - Centro de Estudos do VITA Batel. A especialista afirma que uma nutrição adequada evita ganhar gordura e perder massa corporal, vitaminas e sais minerais - problemas comuns a pessoas que se alimentam em menor quantidade, como os idosos.

Segundo a nutricionista, a terceira idade tem uma propensão a comer menos porque, de forma geral, é menos ativa fisicamente, diferencia menos os sabores, além de salivar menos e ter uma capacidade de mastigação inferior. "E o apetite diminui ainda mais no verão por causa do calor", afirma Luciana. As necessidades protéicas, calóricas e de lipídeos dos idosos, de acordo com a especialista, não são muito menores que as necessidades de pessoas mais jovens. "A nutrição no verão também não muda: alimentação leve, composta por frutas e verduras, e hidratação contínua, vale tanto para idosos, quanto para pessoas mais novas", explica a nutricionista.

"O que muda para a terceira idade é a preocupação em estabelecer uma dieta compatível com as dificuldades de mastigação e deglutição, ou então de doenças como a diabetes ou osteoporose", destaca Luciana. A ideia é sempre buscar alimentos frescos e fugir dos processados, além de consumir em média dois litros de líquido ao dia e comer a cada três horas. "Mesmo que não esteja faminto, o idoso pode fazer uma refeição leve, tendo em mente qualquer tipo de restrição alimentar que possa ter, para não agravar outras doenças", completa a especialista. É recomendável ainda, de acordo com a nutricionista, atentar-se para a perda de vitamina D ou B12, comuns à faixa etária. "Entretanto, o uso de complexos vitamínicos só é recomendado se tiver orientação médica", finaliza.

Terceiro ano de Viver Mais VITA - O seminário abre a agenda do terceiro ano do programa Viver Mais VITA - Melhor Idade, que, até dezembro, vai promover mais dez encontros gratuitos com temas relacionados à saúde, voltados a idosos. A programação do dia 25 inclui, ainda, exames no Laboratório Frischmann Aisengart, gratuitos para os 30 primeiros inscritos. Também na agenda, café da manhã e atividades físicas e culturais de integração. A inscrição é gratuita, com vagas limitadas, e pode ser feita por meio do site do programa (www.vivermaisvita.com.br) ou pelos telefones (41) 3383-8414 e 3883-8465.


Mais informações
Nutrição no verão para terceira idade - É recomendado consumir alimentos leves e não passar mais de três horas sem fazer uma refeição. Ficar em jejum por tempo prolongado pode causar ganho de gordura e perda de massa corporal, vitaminas e sais minerais. Hidratar-se continuamente também é importante: dois litros de líquido ao dia já bastam. Idosos devem estar atentos a restrições alimentares ocasionadas por doenças, além da perda de vitamina D e B12, comuns à idade.

Aumento da população idosa - No Brasil, o total de idosos em 2009 (pessoas com mais de 60 anos de idade) correspondia a 11,3% da população, um aumento de cerca de dois pontos percentuais em relação a 1999. As informações são do censo demográfico realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mundo, a expectativa é de que o número de idosos atinja 1,3 bilhão (isto é, 14% da população global) até 2040, segundo o Departamento do Censo dos EUA. Isso é mais do que o dobro do que a quantidade registrada em 2008 pela organização, que foi de 506 milhões.

<< voltar

2010. Grupo VITA
Todos os direitos reservados