Vita Hospital

Esqueci minha senha
Quero me cadastrar
E-mail: Senha:
Faça sua inscrição gratuita pelos telefones

(41)3883.8465 ou (41)3883.8414

Local do Evento:
Hospital VITA Batel
Rua Alf. Ângelo Sampaio, 1896

Realização
Hospital VIta
Apoio
PsicoSaude Frischmann
Profisio Medirest
Favi

Notícias

14.02.2012

Folia do Carnaval exige cuidados redobrados com pés e alimentação

Ortopedista e nutricionista do Hospital VITA dão dicas de saúde para os foliões sobre como evitar dores nos pés e indisposições

Quem pretende festejar as festas do Carnaval precisa dar atenção especial aos pés e à alimentação. Problemas comuns para os foliões são as lesões nos tendões do pé, tornozelo e joelho, inflamações e câimbras na região, além de dores na coluna, causadas pela falta de condicionamento físico e por calçados inadequados, assim como desidratação, ressaca, dor de cabeça e náuseas, que ocorrem devido à alimentação desregrada e excessos durante as comemorações.

Alongar braços, pernas e coluna, antes e depois da festa, e iniciar antecipadamente uma rotina de exercícios que estimule o condicionamento muscular aeróbico, como aulas de natação, ginásticas e alongamentos, são algumas das dicas apontadas pelo ortopedista do Hospital VITA Curitiba Dr. Bruno Moura para os que vão cair no samba. "Qualquer uma dessas atividades vai favorecer o fortalecimento do complexo articular, que inclui ligamento, tendões, músculos e ossos", explica o especialista, que alerta que os grupos com maiores riscos de ter problemas ortopédicos no Carnaval são os sedentários e as pessoas com sobrepeso.

Outro ponto importante são os calçados: devem ser confortáveis, seguros e estáveis, com solados de borracha e, de preferência, com algum tipo de amortecimento. "O conforto e segurança estão nos sapatos que não sacrificam os pés (os fechados acomodam melhor), que toquem firme, e nem sejam folgados ou muito apertados", detalha o ortopedista. Moura recomenda ainda o uso de palmilha de silicone para evitar escorregamentos e a compra de calçados sempre ao final do dia, quando os pés já estão inchados devido à acumulação de líquido. Passar hidratante nos pés também é importante, porque faz com que o folião procure por lesões na pele durante a aplicação.

Folião bem nutrido - Exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos gordurosos são os principais deslizes alimentares dos foliões, de acordo com a nutricionista Thereza Emed, do VITA Curitiba. "O álcool leva à desidratação, além de provocar ressaca, dores de cabeça e náuseas", explica a especialista, que ressalta ainda a importância de não misturar diferentes bebidas alcoólicas, nem consumi-las de estômago vazio e sempre intercalar a ingestão com água. Já alimentos gordurosos, como frituras, carnes com gordura aparente e lanches à base de embutidos e queijos amarelos, além de serem muito calóricos, são difí¬ceis de serem digeridos, o que pode causar indisposição e cansaço, segundo Thereza.

Evitar ingerir esses tipos de alimentos, de acordo com a nutricionista, só é suficiente se o corpo estiver hidratado e nutrido com alimentos saudáveis, sem ficar em jejum por mais de quatro horas. É recomendado o consumo de pelo menos dois litros de líquidos ao dia (pode ser água mineral, água de coco, sucos de frutas e isotônicos). Entre os alimentos saudáveis, estão frutas in natura e secas. Carboidratos também são outra pedida, porque mantêm o estoque de energia do corpo - pães, batatas, massas sem molhos e barras de cereais são alguns exemplos. "Após o carnaval, procure consumir alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas A, E e C e frutas cítricas, como laranja, lima, mexerica e abacaxi", completa a especialista.

MAIS INFORMAÇÕES

Tomando conta dos pés durante a folia
O que pode acontecer: lesões dos tendões do pé, tornozelo e joelho; inflamações das articulações do joelho, tornozelo e pés; lesões musculares; câimbras.
O que fazer: alongar o corpo antes e depois das festas; antecipar uma rotina de exercícios físicos, que melhore o condicionamento muscular, aeróbico e do complexo articular (ligamento, tendões, músculos e ossos); escolher calçado confortável e seguro (que toque firme, sem ser muito folgado ou apertado) e estável (com solado de borracha e amortecimento); usar palmilhas de silicone; aplicar hidratante nos pés para checar possíveis lesões.

Como ficar bem nutrido no Carnaval
O que pode acontecer: desidratação; ressaca; dor de cabeça; indisposição; náuseas.
O que fazer: consumir no mínimo 2 litros de líquidos ao dia (água mineral, água de coco, sucos de frutas e isotônicos); consumir alimentos saudáveis (frutas in natura e secas e verduras); carboidratos (pães, batatas, massas sem molhos e barras de cereais); ingerir alimentos ricos em antioxidantes após o Carnaval (vitaminas A, E e C e frutas cítricas como laranja, lima, mexerica e abacaxi).
O que não fazer: exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, misturar diferentes drinks, consumi-los de estômago vazio e sem intercalar a ingestão com água; apostar em alimentos gordurosos; ficar em jejum por mais de quatro horas.


<< voltar

2010. Grupo VITA
Todos os direitos reservados